quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Biografias

Olá pessoal, como nossa enquete empatou com os melhores escritores da atualidade Nicholas Sparks e J. K. Rowling, aqui vai uma biografia sobre esses escritores com algumas dicas dos livros deles. 

Nicholas Sparks


Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, consagrado pelo mundo inteiro pela vendagem de seus livros.
Nicholas Charles Sparks nasceu em Omaha, Nebraska. Passou a adolescência na Califórnia. Começou a escrever quando tinha 19 anos. Com essa idade, escreveu o primeiro livro, porém, a obra não foi mais encontrada. Estudou Na Universidade de Notre Dame, onde formou-se em economia em 1998.
Nicholas Spark foi durante um tempo delegado de informação médica, até que a agente literária Theresa Park passou a mediar a publicação dos livros do escritor. Theresa Park vendeu os direitos do romance “The Notebook” à Warner Books, e depois desse fato, o escritor esteve na lista de livros mais vendidos durante 56 semanas.
O livro “As Palavras que Nunca te Direi” foi adaptado para filme, o que ajudou bastante no sucesso literário. Outros livros também tiveram grande sucesso: “Uma Carta de Amor”, “Noites de Tormenta”, "Um Amor Para Recordar", só para citar alguns exemplos. Mas foi com os livros “A última Música” e “Querido John” que o tornou grande conhecido do público brasileiro. Os livros de Nicholas Spark fazem sucesso também em Portugal.


 J. K. Rowling


J. K. Rowling (1965) é uma escritora britânica, autora da série "Harry Potter", que já foi traduzida para vários idiomas e vendeu milhões de exemplares.
J. K. Rowling (1965) nasceu em Yate, Inglaterra, no dia 31 de julho de 1965. Filha de Peter Jolin Rowling e de Anne Volant, passou sua infância na cidade de Chepstow. Seus pais gostavam de ler e sua casa era repleta de livros. Desde criança queria ser escritora. Escreveu seu primeiro livro de ficção com seis anos de idade: "A História de Um Coelho Chamado Coelho".
J. K. Rowling estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa na Universidade de Exeter. Passou um ano na França fazendo curso de especialização. Graduada, voltou para a Inglaterra onde trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional em Londres.
Durante uma viagem de trem entre Manchester e King's Cross começou a escrever Harry Potter. Ao desembarcar na estação muitos personagens já estavam definidos. "Harry Potter simplesmente entrou na minha cabeça inteiramente formado" disse ela.
Em 1991 deixou o cargo de pesquisadora e foi morar em Portugal. Nesse período, dava aulas de Inglês e continuava sua trajetória literária. Foi casada com o português Jorge Arantes, e juntos tiveram uma filha. Foram cinco anos de preparação de cada trama dos livros.
Quando o casamento acabou, retornou para a Inglaterra indo morar em Edimburgo, onde o primeiro livro da série é lançado "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Joanne Rowling, seu nome de nascença, foi acrescido de um "K" de Kathleen, nome de sua avó paterna. Em 2001, J. K. Rowling casa com o anestesista Neil Michael, com quem teve dois filhos.
O livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" conta a história de um bebê que foi deixado na porta da família Dursley, com uma carta contando quem é ele e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, apos um duelo no qual seus pais foram mortos. Onze anos depois Harry descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado na escola de bruxaria de Hogwarts, onde enfrenta dificuldades e finalmente derrota o mais terrível dos feiticeiros. A publicação recebeu o prêmio "O Livro Infantil do Ano", concedido pelo British Book Awards.
Foram publicados mais seis livros da série Harry Potter. Em 2012, seus livros já haviam sido traduzidos para 73 idiomas e vendido 450 milhões de exemplares, na maioria para crianças e adolescentes. Passou a usar pseudônimos em suas publicações posteriores.
J. K. Rowling recebeu vários prêmios e honrarias, entre eles, "A Ordem do Império Britânico", 2001; prêmio "Príncipe de Astúrias para a Concórdia", Espanha, 2003; "The Edimburgh Award", 2008; título de "Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra", França, 2009; foi eleita pela Enciclopédia Britânica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário